À medida em que as temperaturas aumentam, as pessoas ocupam mais os espaços externos. Inclusive para celebrar matrimônios. Realizar um casamento ao ar livre, fora dos locais convencionais, é uma forma de o casal mostrar originalidade e agregar descontração ao grande dia. Há vantagens e desvantagens para a ideia, que requer preparativos específicos.
Seja na praia, num jardim ou no quintal de casa, a celebração a céu aberto é um show por si só. A luz natural e a própria natureza ajudam a traduzir o conceito do evento, além de deixarem lindos os vídeos e as fotos. Saiba como preparar cada detalhe e tornar o momento ainda mais romântico e belo.
Um resultado satisfatório depende de planejamento, particularmente quando se trata de um evento tão importante quanto um casamento, um sonho compartilhado entre o casal e seus familiares e amigos. Por isso, é primordial contar com um cerimonialista e fornecedores de qualidade, com experiência em celebrações ao ar livre. Afinal, há peculiaridades no formato que demandam cuidados especiais.
O fator mais importante a se observar é a data do evento. A temperatura precisa ser amena para que o casal e seus convidados fiquem confortáveis e curtam o enlace do jeito que o momento merece. A primavera é a estação mais propícia. Porém, o risco de chuvas requer a instalação de tendas para prevenir transtornos ou até o cancelamento da cerimônia. Já dias de muito calor pedem o uso de ventiladores, por exemplo. O outono também é uma boa opção. Sendo assim, os melhores meses são setembro, outubro, novembro, abril e maio.
Incluir pisos (de madeira, vidro etc.) na montagem do espaço é outro aspecto que requer atenção no planejamento do casamento ao ar livre. A estrutura nivela o terreno e protege o solo, além de evitar que as convidadas tenham dificuldade para transitar usando calçados com saltos finos. Em último caso, uma alternativa é disponibilizar protetores de salto na entrada do evento.
Na ASTTI, em Porto Alegre, é possível realizar a cerimônia na área verde ao lado do Salão da Figueira. Geralmente, o altar é posicionado debaixo da frondosa árvore que nomeia o espaço, podendo aproveitar a iluminação natural proporcionada pelo pôr do sol. Já o jantar e a festa podem ser promovidos no local fechado – que também serve como plano B caso chova intensamente. O Salão da Figueira tem capacidade para 400 pessoas e é equipado com banheiros, cozinha completa e isolamento acústico, entre outros recursos úteis em um grande evento.
Uma celebração sob o céu, seja ele de sol ou de luar, e em meio à natureza cria um cenário especial para a união de quem se ama. As flores e folhagens do espaço costumam agregar beleza à decoração e ajudam a economizar nos gastos.
O visual do local de cerimônia, jantar e festa transmite a personalidade dos noivos e a experiência que desejam promover aos convidados. Além disso, os elementos emolduram as fotos e vídeos registrados no evento – que ficarão para sempre na memória.
Entre os estilos de decoração do casamento ao ar livre está o boho, em alta desde que a pandemia perdeu força. Nesse caso, os ambientes se destacam pela leveza, e são ornamentados com itens em tons neutros, frios e terrosos – ou mais alegres e vivos, variando de acordo com o perfil do casal. Tapetes vintage, poltronas de veludo e arranjos suspensos complementam o cenário.
Outra opção popular é o estilo rústico. Consiste no uso de móveis e detalhes de madeira, toalhas e os guardanapos de tecidos naturais como o linho, e elementos feitos pelos noivos e seus familiares e amigos mais próximos. Pallets, caixotes e móveis antigos, bem como garrafas de vidro com arranjos de girassóis e plantas secas, por exemplo, também marcam presença.
Qualquer seja o estilo selecionado, uma boa ideia é montar a mesa do casal sob pérgulas ornamentadas com flores e folhagens. O espaço também pode contar com cortinas, que barram o vento e embelezam ainda mais a festa. Uma iluminação estratégica é outro elemento chave na decoração do casamento ao ar livre.
Deseja conhecer um espaço perfeito para a celebração? Entre em contato com a ASTTI pelo WhatsApp, telefone (51) 3383-6400 ou e-mail atendimento@astti.com.br e visite nosso Salão da Figueira.