O matrimônio oficializa a união de duas pessoas que querem construir uma vida juntos. E o período envolve momentos felizes, é claro, mas também surgem desafios na caminhada lado a lado. Para celebrar o amor, a parceria, a resiliência e a superação de cada novo obstáculo é que surgiram as bodas de casamento, celebradas mensalmente ao longo do primeiro ano e depois, anualmente.
Um casal pode comemorar o marco trocando presentes feitos com o material que representa a data ou incorporá-lo na decoração de festas junto aos familiares e amigos. Nesses momentos, vale abusar da criatividade e inspirar-se no parceiro ou parceira.
A seguir, saiba como surgiu a tradição e qual item representa cada fase da relação.
A palavra boda vem do latim “vota”, que significa promessa, fazendo referência aos votos matrimoniais reafirmados em cada aniversário da união. A comemoração das bodas de casamento, por sua vez, teve origem na Alemanha medieval, quando os casais nobres que completavam 25 anos juntos ganhavam uma coroa de prata. Já aos 50 anos, o presente era o mesmo item, mas dessa vez, em ouro. A entrega era feita em uma cerimônia, formato que marcou a data com um tom celebratório.
Com a difusão do evento pelo mundo, a tradição ganhou características e elementos de diferentes culturas. No entanto, a ideia central continua a mesma: quanto mais tempo dura o casamento, mais resistente é o material representativo da boda, retratando o amadurecimento da relação. Há símbolos do primeiro ao 100º ano de matrimônio, porém, até hoje, segundo o livro de recordes Guinness Book, os casais alcançaram, no máximo, o marco octogenário.
O papel é um material frágil, assim como um casamento em seu início. Mas nele pode ser escrita uma linda história, lembrada e celebrada pelo casal por meio de cartas, por exemplo. Outras possibilidades de presentes são desenhos e caricaturas.
Enquanto o estanho é maleável – o que pode ser comparado à necessidade de aceitar algumas características da parceria –, o zinco serve para evitar a ferrugem, representando a proteção do relacionamento. A data pode ser comemorada com uma festa entre familiares e amigos mais próximos, ornada com os metais em taças, aparadores de mesa e outros itens decorativos.
A porcelana é nobre e delicada, portanto, representa o cuidado e o carinho dedicados pelo casal ao longo das duas décadas de relacionamento. Itens como travessas, vasos e pratos do material são o centro de chás da tarde, almoços e jantares comemorativos ao marco.
A pérola representa a superação de todas as dificuldades enfrentadas pelo casal para chegar aos 30 anos juntos. Joias e abotoaduras são algumas opções de presentes. Já a festa pode ser decorada com objetos que lembrem o material ou sua coloração.
No antigo Egito, a esmeralda era considerada uma pedra capaz de avivar o amor e estimular o renascimento – característica essencial em um relacionamento que atinge os seus 40 anos. Na comemoração dessas bodas de casamento, o uso do verde é essencial, seja nos presentes, nas vestimentas ou na decoração da festa.
Atingir a marca de 50 anos de casamento não é para qualquer casal. Logo, a data merece uma celebração especial, com direito a festa organizada por cerimonialista e lotada de pessoas queridas, inclusive filhos e netos. A cor ouro pode ser facilmente inserida nos presentes trocados e nos detalhes da celebração, desde a recepção até os arranjos das mesas dos convidados.
O diamante é um dos elementos mais resistentes e estáveis da natureza, assim como as uniões que alcançam as bodas de 60 anos. O espaço de festa pode ser adornado com candelabros e lustres com pedras que lembram o material.
Assim como os vinhos, os relacionamentos passam por várias etapas. Por isso a bebida representa os 70 anos de união, e não pode faltar no cardápio da comemoração. O item também pode ser a lembrancinha do evento.
As madeiras destas árvores são resistentes e estáveis. As características são as mesmas da união entre John e Charlotte Henderson, que em 2019 celebraram 80 anos de casamento. De acordo com o Guinness Book, o casal só é superado por Herbert e Zelmyra Fisher, que ficaram juntos por mais de 86 anos. O marco pode ser celebrado com o plantio de uma muda em um local significativo para o par.
As celebrações de bodas de casamento podem incluir um jantar íntimo apenas entre o casal ou uma festa, comemorando o marco em grande estilo. Se a intenção é celebrar o amor com familiares e amigos, a Astti tem o local ideal para a realização do evento. O Salão da Figueira oferece uma estrutura completa, além de contar com uma capacidade para 250 pessoas sentadas e com espaço para pista de dança. Quer saber mais sobre o espaço? Entre em contato pelo WhatsApp, telefone (51) 3383-6400 ou e-mail atendimento@astti.com.br.