Organizar um evento é promover uma experiência. Seja um casamento, formatura ou aniversário, todos os convidados devem sair satisfeitos com os momentos compartilhados com novas e antigas conexões. Esse objetivo pode ser favorecido ao montar um salão de festas com diferentes ambientes.
Afinal, o público de uma festa costuma ser diverso, com cada grupo apresentando necessidades e preferências específicas. As características devem ser consideradas pela produção do evento no planejamento de cada detalhe. Confira como fazer isso da melhor forma possível, seguindo as dicas do cerimonialista Guilherme Cruz, que promoveu seu aniversário de 32 anos no Salão da Figueira da ASTTI usando o recurso de lounge.
Quer descansar entre uma música e outra? Ou jogar conversa fora com aquele familiar que não vê desde o último Natal? Os lounges distribuídos no salão de festas servem exatamente para esses momentos de alívio e descompressão.
Caso estejam localizados próximos à pista de dança, os espaços acabam tendo a função de ponto de apoio, com banquetas, mesas altas estilo bistrô e pufes. Os mais distantes dessa área podem ser mais confortáveis, inclusive com sofás. “Eu coloco as mesas postas sempre o mais distante possível do palco, da pista de dança e do bar, para que os idosos não tenham que lidar tanto com a poluição sonora”, indica Guilherme.
Ainda dentro da ideia de lançar mão de lounges no salão de festas, há eventos que disponibilizam espaços para massagens rápidas (quick massage) ou flash tattoo para fazer desenhos de baixa complexidade, em alusão (ou não) ao evento.
O cerimonialista explica que os lounges não servem para qualquer ocasião, dependendo especialmente da proposta e da gastronomia: “Funciona super bem com cardápio de finger food, comida de boteco e mini porção, por exemplo”. Mas se a ideia é oferecer comidas empratadas, o melhor é mesmo contar com as tradicionais mesas postas.
Nesse formato, um lounge acaba sendo um elemento extra. “Se for um evento mais despojado, moderno, com um público mais jovem, pode-se trabalhar com menos lugares sentados do que o número de convidados. Foi o caso do meu aniversário”, esclarece. Nesse caso, fica o alerta: é preciso mais trabalho da equipe de limpeza do que em um serviço à francesa.
As crianças também merecem participar das celebrações. Até mesmo para que as famílias não se preocupem em entreter os pequenos a todo instante ou terem que ir para casa mais cedo do que gostariam. A proposta de Guilherme nos eventos em que trabalha é preparar um espaço kids integrado ao salão de festas. “A mãe não quer largar o filho numa outra sala sem poder vê-lo”, analisa.
Nesse sentido, o cerimonialista propõe criar uma decoração com móveis de madeira crua, forrados e em tons fendi e off-white, que combinam com qualquer decoração. Em seu aniversário de 32 anos, por exemplo, o profissional instalou cabanas com colchonetes para as crianças dormirem, além de tapetes, mesa com cadeirinhas, cavalinho de balanço e escorregador.
Hoje em dia é regra: todo mundo quer postar uma foto do evento em que foi. Para isso, nada melhor que um “fundo instagramável”, decorado com flores e vegetação, mobiliário, cortinas de fitas coloridas e outros itens capazes de embelezar o cenário. Entre os elementos em alta em 2023, estão os luminosos neon, cores marcantes e balões distribuídos de maneira orgânica.
Outra alternativa é disponibilizar cabines ou plataformas de fotos 360 graus no salão de festas. A diversão é garantida, assim como o registro dos momentos especiais compartilhados com quem mais se gosta.
Ficou com vontade de promover uma festa como o aniversário do Guilherme? O Salão da Figueira pode receber até 400 pessoas, além de oferecer serviço de bar, estacionamento seguro e isolamento acústico. Marque uma visita entrando em contato pelo WhatsApp, telefone (51) 3383-6400 ou e-mail atendimento@astti.com.br.