Também conhecido como Dia das Bruxas, o Halloween ganhou popularidade no Brasil há cerca de uma década. Em pouco tempo, tornou-se uma das festas mais esperadas pela criançada, em especial. Mas a verdade é que o Halloween é bastante celebrado ao redor do mundo.
Apesar de suas raízes remeterem à cultura dos povos Celtas, séculos atrás, a celebração ganhou destaque nos Estados Unidos no século 20, de onde se espalhou para vários países. Neste artigo, exploraremos as origens do Halloween e traremos dicas valiosas para decorar sua festa com estilo e criatividade.
O Halloween remonta a uma antiga tradição Celta chamada Samhain, que anunciava o fim do verão e o início do inverno, celebrada na Grã-Bretanha em 31 de outubro. Os Celtas acreditavam que, naquela noite, a linha entre o mundo dos vivos e dos mortos se tornava tênue, permitindo que espíritos vagassem pela Terra.
Em busca de proteção, eles acendiam fogueiras para aquecer a noite fria e usavam roupas assustadoras, com a finalidade de afastar espíritos malignos.
Com a chegada dos colonos europeus aos Estados Unidos, o Halloween evoluiu. Com isso, incorporou elementos de diferentes tradições. O hábito de bater nas portas das casas e pedir guloseimas, por exemplo, foi criado na Idade Média.
Naquela época, os mais pobres faziam procissões pelos locais mais abastados em busca de alimentos doces, que saciassem a fome. Em troca, prometiam orar pelas almas de familiares já falecidos. Hoje, a ocasião é de pura diversão, onde as pessoas se fantasiam, decoram suas casas e participam de festas temáticas.
Defina um tema: antes de começar qualquer decoração, escolha um tema para sua festa. Pode ser no estilo clássico, com bruxas e vampiros, ou algo mais criativo, tomando como referência uma lenda, um filme, série ou franquias de terror. O tema orientará suas escolhas de decoração.
-Iluminação sinistra: nada de luzes brancas ou ambientes muito claros. Velas e luzes indiretas ajudam a criar uma atmosfera mais misteriosa. Lanternas de papel em forma de fantasminhas ou abóboras iluminadas podem adicionar um toque especial.
Decoração assustadora: utilize as paredes e o teto para colocar teias de aranha falsas, esqueletos, morcegos e outros enfeites horripilantes. Caldeirões e potinhos poções mágicas também servem para aprimorar a decoração.
-Abóboras esculpidas: na festa de Samhaim, os Celtas acendiam velas dentro de nabos para afastar maus espíritos. Quando os irlandeses chegaram aos EUA, notaram que as abóboras eram mais abundantes, e passaram a usá-las. Desde então, as abóboras esculpidas são um clássico do Halloween. Você pode criar lanternas assustadoras esculpindo rostos ou mesmo imagens mais macabros nas abóboras. Depois, coloque velas dentro que tudo ficará mais assustador.
-Música temática: uma playlist com músicas temáticas de horror dão um toque extra à atmosfera sombria da festa. Músicas de filmes de terror e trilhas sonoras assustadoras são uma ótima escolha. Se você não sabe por onde começar, procure playlists no Spotify ou dê play na trilha sonora de clássicos como Sexta-feira 13, A hora do pesadelo e Halloween.
-Atividades divertidas: organize jogos relacionados à temática de terror, como caça às gostosuras, concurso de fantasias ou mesmo uma sessão de histórias assustadoras.
O Halloween é uma festa criativa e cheia de diversão. Além de divertir, o hábito de pedir gostosuras ou travessuras à vizinhança fortalece os laços de comunidade – algo sempre valorizado aqui na ASTTI.
Depois de conhecer melhor as origens dessa festa milenar, você poderá seguir nossas dicas para decorar sua festa e ter uma celebração inesquecível.